Associações a conhecer

A Associação Morpatudos, de Mortágua

patudos

Em Mortágua havia um grupo de amigos empenhados no resgate de animais e na sua respetiva adoção. Faziam-nos por amor aos animais, por serem sensíveis a problemática do abandono, mas sem qualquer enquadramento legal. 

As necessidades foram crescendo, cada vez começaram a ser mais procurados, a receber mais pedidos de ajuda e sentiram a necessidade de criar a associação.

Nasce então a Morpatudos, em 2018, sediada num espaço cedido por um particular para servir de abrigo. 

Falámos com a Patrícia Silva, a presidente da direção, composta atualmente por 6 voluntários, que nos fez um breve resumo da história da Associação.

No momento têm cerca de 20 cães, e estão já num espaço cedido pela câmara. Acolhem essencialmente animais abandonados ou que não tenham quem fique com eles após a morte dos donos, e todos os animais que estão no abrigo são esterilizados, vacinados e chipados.

Quem queira adotar um destes animais apenas tem  de demonstrar esse interesse junto da associação. É então marcada uma conversa, onde vão ser avaliadas as condições da família e do lar e, se estiver tudo ok, é assinado um termos de responsabilidade. Caso os animais tenham menos de 6 meses e ainda não estejam esterilizados, o adotantes compromete-se a levá-lo à esterilização, sendo esta ainda da responsabilidade da associação. Para conseguir isso tem parceira com algumas clínicas veterinárias. 

Se quiserem ajudar esta associação podem:

– Oferecer-se para ser voluntários (neste momento o grupo de voluntários assíduos ronda as 10 pessoas, o que é claramente um número reduzido para as necessidades de todos os animais), 

– Tornar-se sócios da associação

– Contribuir com doações de alimentos, brinquedos, cobertores, …

Para ficarem a saber mais sobre esta associação passem pela página deles em https://www.facebook.com/morpatudos/

Agradecemos desde já a disponibilidade com que nos receberam e o trabalho que fazem com todos estes animais!

Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *