Blog
Reserva de Burros, em Sintra

É na Tapada D. Fernando II, junto ao Convento dos Capuchos em Sintra que encontramos os protagonistas deste artigo: a Reserva de Burros onde foi filmado o videoclipe de Natal da rádio Comercial de 2020.
Falámos com a Rute Candeias, a sua fundadora, que nos contou como tudo começou.
A Rute é licenciada em Biologia, tem uma pós graduação em Etologia e está há muitos anos ligada às questões ambientais e da preservação da natureza e dos animais.
Ao constatar que os burros, espécie que já teve um papel tão preponderante na região saloia, estavam em risco, resolveu então começar a trabalhar com estes animais, inicialmente em parceria com uma outra entidade, e depois fundando esta associação, sem fins lucrativos, que se dedica à Valorização e Preservação do Burro a partir de atividades de Educação e Sensibilização Ambiental, atividades culturais e recreativas e através da reprodução dos animais, com o objetivo de dar a conhecer a importância desta espécie e de que forma podem contribuir para a sociedade.
Neste momento, a Associação encontra-se a funcionar na Tapada D. Fernando II ao abrigo de uma parceria com a empresa Parques de Sintra-Monte da Lua, S.A. responsável pela recuperação, dinamização e manutenção dos parques históricos de Sintra.
Qualquer pessoa pode agendar a sua visita à reserva.
As visitas, compostas por 1 workshop onde se podem escovar e alimentar os burros, e dar um passeio com eles dentro do bosque, são aos sábados e têm uma duração de 1h30 aproximadamente.
No entanto, para grupos, como é o caso, por exemplo, das escolas, também podem ser feitas durante a semana.
Uma coisa que a Rute fez questão de realçar durante a nossa conversa foi que nos workshops o que se fomenta é o convívio e interação com os animais. Só as crianças entre os 3 e os 12 anos podem montar, mas apenas se fizerem muita questão; caso contrário podem apenas aproveitar o tempo a conhecer estes animais tão meigos e afáveis.
Neste momento a reserva tem 3 fêmeas, 4 machos castrados e 1 reprodutor e o mais novo é o Girassol com apenas 1 ano e meio.
As entradas são pagas e esta é, na verdade, a única receita da associação. Por isso, caso queiram ajudar, podem sempre fazer donativos de ração ou até apadrinhar um dos animais. As condições de apadrinhamento estão aqui.
Agora já sabem… quando forem para os lados da serra de Sintra não hesitem em visitar este espaço!
Para marcações e informações mais detalhadas, aqui fica o site e a página de Facebook!